BLOG
Tatuagem faz mal à saúde?
.

Data: 23/04/2024
Autor: Estúdio Condé Tattoo
Não necessariamente, mas é preciso estar ciente de que o procedimento possui riscos que vão desde a transmissão de vírus e doenças como HIV e Hepatites B e C, por meio de agulhas compartilhadas, até mesmo a algum tipo de reação alérgica ou colateral ao pigmento utilizado. O órgão também é responsável por aprovar ou não a venda de pigmentos utilizados por esses profissionais no Brasil. Um estudo realizado pelo dinamarquês Jorgen Serup, professor de dermatologia da Universidade de Copenhaguen, expôs a necessidade de haver esse controle quando revelou que foram encontradas substâncias tóxicas e cancerígenas, como cobalto e mercúrio, em 13 das 21 tintas coletadas para análise na Europa.
Em 2009, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu critérios que devem ser seguidos por quem oferece serviços de pigmentação artificial permanente da pele e inserção de piercing, a fim de reforçar a importância de medidas que preservam a segurança desses consumidores.
Este site utiliza cookies, a fim de aprimorar a experiência do usuário. A navegação neste site implica concordância com esse procedimento, em linha com nossa: